XXI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Página Inicial » Grade

LANÇAMENTO DE LIVROS


08/12/2021 (Quarta-feira)

  WEB 2
10:00 10:00 - 10:30

LANÇAMENTO DE LIVRO - Das epidemias de arboviroses à epidemia de coronavírus

ILAYDIANY CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA

AUTOR

Este livro traz a discussão sobre epidemias no cenário brasileiro, a qual foi instigada por perceber a importância de relacionar a Ciência da Informação e a Biblioteconomia com o campo da Saúde. Diante do cenário pandemiológico ocorrido pela proliferação do Sars-CoV-2, popularmente conhecido por coronavírus e que causa a Covid-19, doença que se instaurou pelo mundo impulsionando a contaminação e morte de milhões de pessoas, emergiu a necessidade de expandir as discussões, possibilitando ao leitor compreender o cenário informacional que engloba as epidemias e a pandemia em nosso país. A questão que envolve esse cenário diz respeito à qualidade das informações que estão sendo consumidas pela sociedade e até que ponto elas podem interferir no processo de saúde pública. Assim, é perceptível que as elucidações acerca de saúde são buscadas e apreendidas por pessoas que exprimem interesse não apenas acadêmico ou com fins de pesquisas, mas também por indivíduos da coletividade que estão passando por determinado problema de saúde ou vivenciando situação similar com amigos e familiares.


10:30  
14:00 14:00 - 14:35

LANÇAMENTO DE LIVROS - Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU): uma política de modernidade para as bibliotecas universitárias brasileiras tecida na segunda metade do século XX.

EDILENE TOSCANO GALDINO DOS SANTOS

JOAO PESSOA / PB AUTOR

A partir de uma investigação doutoral, baseada na análise dos resultados, parte escolhida para constituir a robustez desse livro, buscando evidenciar o registro dos acontecimentos referentes a ação de planejamento através da sua interpretação e sintetização, na perspectiva de determinar tendências dos seus significados para a prática da Biblioteconomia brasileira junto às Universidades Federais, a partir dos cenários de idealização, execução e encerramento do Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU – 1986). Houve um esforço em transcender os limites de uma História da Ciência voltada a vida e obra de pensadores, para deter-se na narrativa de um fato que mudou a condição da Biblioteca Universitária no Brasil. Portanto, foi a partir de uma experiência vivida por atores envolvidos na prática científica de construção de uma planificação para a biblioteca universitária brasileira que foi possível transcender o tempo, ao voltar o olhar para o passado, onde a História enquanto campo científico oferece ferramentas de base científica para a construção de uma narrativa de recortes das memórias individuais, cuja tarefa nesta investigação foi transformar em memória coletiva uma história situada no silêncio do tempo.


14:35 14:35 - 15:15

LANÇAMENTO DE LIVROS - A Perspectiva Social nos Estudos de Usuários em Arquivos, Bibliotecas e Museus

ANDREIA SOUSA DA SILVA

SAO JOSE / SC AUTOR

Partindo de aspectos que compõem o paradigma social discutido na Ciência da Informação atualmente e a abordagem alternativa dos Estudos de usuários, a partir do fortalecimento de um movimento crítico que aponta o usuário da informação como um sujeito ativo, que apresenta um comportamento interacionista com os ambientes informacionais e sociais, essa obra busca destacar estudos que abordam alguns aspectos presentes nos discursos gerados dentro dos diversos grupos sociais, onde o indivíduo dá sentido à informação a partir da interação com as práticas informacionais realizadas nos espaços informacionais.


15:15 15:15 - 15:55

LANÇAMENTO DE LIVROS - Entre Poderes e Responsabilidades: o fascínio das histórias em quadrinhos de super-heróis pelo olhar de seus leitores Compatibilidade com o leitor de tela ativada.

RUBEM BORGES TEIXEIRA RAMOS

GOIANIA / GO AUTOR

E eis que surge: o leitor de histórias em quadrinhos de super-heróis! Em se tratando da nona arte, ainda hoje é possível encontrar conotações negativas e controversas a respeito da leitura de histórias em quadrinhos, assim como também é fato a existência de estudos e pesquisas idôneas que pregam justamente o contrário. Entretanto, tais estudos pouco se voltam à figura daquele que entra em contato e lê os quadrinhos: o leitor. A iniciativa de dar voz ao leitor, tão pouco contemplado em estudos pregressos, culminou em uma pesquisa de doutorado do Programa em Ciência da Informação da UFMG que pretendia focar justamente essa figura. Por meio da identificação e análise das falas e relatos proferidos pelos leitores de histórias em quadrinhos de super-heróis, foi possível compreender os leitores brasileiros e norte-americanos dentro de seus respectivos contextos, ao revelarem os sentidos e motivações que os incentivam a prosseguir como fiéis leitores das aventuras dos personagens das histórias em quadrinhos. Foi também possível identificar como eles leem e interpretam, tanto as tramas das histórias quanto as ações dos personagens super-heróis, super-vilões, anti-heróis e coadjuvantes, trazendo de forma alusiva suas leituras a vários aspectos e dinâmicas de suas vidas.


15:55  

Legenda

  • LL